Primeiro passo

Existem no Brasil 3 tipos de adoção:

– Adoção a Brasileira: Este procedimento consiste em registrar como filha biológica uma criança, sem que ela tenha sido concebida como tal.

O nome já não presta né? bem a cara do jeitinho brasileiro. Gente, acorda, século 21. Não tem mais aqueles papos de “a criança foi deixada na minha porta, foi Deus que quis que eu fosse a mãe dela” ou “foi ficando lá em casa e eu acabei registrando”. Isso é ILEGAL e talvez vc não saiba, mas se a mãe biológica aparecer do nada, ela tem total direito sobre a criança.

– Adoção Pronta: A mãe biológica determina com quem ela deseja que o filho permaneça. Ela procura a Vara da Infância e da Juventude acompanhada do pretendente à adoção para legalizar uma convivência que já esteja acontecendo de fato.

É o tipo polêmico. Está dentro da legalidade, mas nada impede que essa mulher volte pra te assombrar mesmo já não tendo direito sobre essa criança.

– Adoção legal: Quando vc passa por todos os tramites legais para ter o direito de adotar um filho.

Beleza, vai lá e faz isso. Não vai querer começar dando o exemplo errado pro seu filho né?

Quer entender melhor como tudo funciona? Lê isso aqui, pode ajudar

A primeira coisa a fazer é ir com sua carteira de identidade ao Fórum mais próximo, procurar a Vara da Infância e Juventude e informar seu CEP. Eles vão te dizer a qual comarca (não sei se esse é o termo correto) vc pertence.

Sim meu amigo, o que determina quem vai te atender é o seu CEP. Nós, por exemplo, estamos em Pinheiros, tem um fórum a menos de 2 km da nossa casa. Mas por conta dessa divisão (que não consegui entender como funciona) nosso Forúm é o João Mendes e fica na Sé – São Paulo.

Não, não existe um site bacaninha onde vc digita seu CEP e é informado qual Fórum vai te atender e estamos falando de São Paulo hen meu amigo. Ao menos não achei nenhum. Nós tivemos a sorte de uma querida amiga que é advogada ter feito a consulta do nosso CEP direto num sistema altamente secreto que só a NASA e ela tem acesso e nos informou pra ir direto na Sé.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s