Ao contrário do que você pensa

O Brasil tem quase 5 mil crianças e adolescentes à espera de uma família e cerca de 27.500 interessados em adotar. Ao contrario do que você pensa o número de interessados é quase 5 vezes maior que o de crianças disponíveis. Então porque os abrigos estão lotados?

Primeiro é o fato de muitas crianças que residem nesses abrigos não estarem disponíveis para adoção. No ECA está registrado que é  necessário que sejam esgotados os meios de promoção social, de orientação, de acompanhamento ou de tratamento dos pais, sob pena de a colocação em família substituta vir a implicar em violação ao direito fundamental de ser a criança ou adolescente criado e educado no seio da sua família.

Isso quer dizer que todos os esforços são feitos para reintegrar pais e filhos. Se não com os pais, com os avós, com tios, primos e qualquer outra pessoa com quem a criança tenha laços sanguíneos. É um processo muitas vezes demorado. Por vezes a criança é reintegrada mas depois volta novamente para o abrigo. Somente a recusa categórica de todos os membros consultados faz com que a criança seja destituída de sua família. Em caso de pais ou qualquer outro parente dados como desconhecidos ou desaparecidos, existe todo um esforço em localiza-los. Somente com as possibilidades esgotadas, a criança é colocada para adoção. Isso leva tempo. Um tempo que não é possível se precisar porque cada caso tem uma peculiaridade.

Muitas pretendentes pensam: eu aqui cheio de amor da pra dar e esse povo insistindo com esses pais terríveis e irresponsáveis. Porém, a questão é mais profunda. Relembrando as palavras da Juíza Dora, esses pais também são vitimas de uma sociedade desigual e injusta. Eles também precisam ser tratados. Muitas vezes os esforços de reintegração dão certo, outras vezes não.

Claro que é de partir o coração qualquer notícia sobre maus tratos a crianças. Aquelas então que são jogas no lixo, sujeitas a própria sorte é horrível. Quando vc está no processo para adoção doí mais ainda. Vc pensa: dá pra mim. faz isso não. Mas, não sabemos nada sobre a situação emocional e psíquica das pessoas envolvidas. A máxima válida para essa situação é antiga: não julgue para não ser julgado.

De qualquer forma, cerca de 80% das crianças  que estão em abrigos aguardam uma decisão judicial. Acredito que é nisso que nosso sistema mais peca. Esse processo deveria ser mais ágil.

O segundo fator que faz com que alguns interessados em adotar fiquem tanto tempo na fila é o perfil desejado da criança. Dos 28 mil candidatos a pais incluídos no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), 35,2% aceitam apenas crianças brancas e 58,7% buscam alguma com até três anos. Enquanto isso, nas instituições de acolhimento, mais de 75% dos cinco mil abrigados têm entre 10 e 17 anos, faixa etária que apenas 1,31% dos candidatos estão dispostos a aceitar.

Existe ainda uma questão muito particular. A estrutura do Fórum. Nos fomos atendidos na Sé, no maior fórum da America Latina. As cidades menores e mais pobres tem uma estrutura de atendimento infinitamente menor. A Vara da Infância e Juventude não cuida somente de adoções, cuida de diversos assuntos relacionados a crianças (da uma olhada aqui – o áudio tá horrível, mas é bem interessante). Além disso, em alguns casos cuidam também de assuntos relacionados a idosos. E tem bastante trabalho. O que acaba também colaborando em retardar o processo.

Em todo caso, você já deve ter ouvido histórias de pessoas dizendo que estão na fila há 4, 5 anos ou até mais tempo. Que é tudo maçante e demorado demais. Sugiro que pergunte qual o perfil desejado. A chance da pessoa responder menina, branca de até um ano é enorme. Nesse momento sugiro que dê um sorriso sarcástico e diga: assim fica difícil né?

Enfim, é por isso que as contas não fecham.

Anúncios

2 comentários sobre “Ao contrário do que você pensa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s