O Espírito de Natal

A segunda amanheceu, finalmente. Noite super mal dormida. O tempo todo em sobressalto, cada vez que ela se mexia na cama. Pois ela acordou ótima. Na verdade eu tive que acordá-la, porque ela emendou num delicioso sono e já eram 8hs da manhã. Nós precisávamos decidir o que fazer.

Eu liguei pro trabalho e disse que não poderia ir por motivos pessoais. Mas tive que dizer uma mentirinha, disse que não me sentia bem. Se falasse o que era de verdade não teria sossego. Pois então, estávamos decididos a não precisar levar a Tamires de volta pro abrigo. Nós deveríamos devolvê-la até as 17hs daquele dia. Então as 11hs em ponto eu liguei para o fórum para conversar com a assistente social. Ela não estava e o tempo ia passando e a agonia crescendo.

Perto das 13hs ela telefonou para saber se estava tudo bem. Então eu disse que estava tão bem que eu não queríamos que ela voltasse pro abrigo, que por favor, ela permitisse que a Tamires ficasse e disparei a falar que ela estava bem, que tinha se alimentado e que eu não conseguia pensar na possibilidade de me separar dela novamente e bla bla bla. Acho que fui convincente porque ela disse: preciso que os três venham no fórum hoje, é possível? Finalizei a ligação sorrindo dizendo que estaríamos lá no horário marcado.

Eis que São Paulo decide começar a chover e a fazer frio e a Tamires tinha uma roupa apenas. Um vestido de alcinha e uma sandália, que pra nosso azar arrebentou logo pela manhã. Então pegamos ela no colo e corremos para uma loja perto de casa para comprar um roupa e um calçado. A primeira roupa que compramos pra ela. Arrumei ela toda fofa e fomos para o fórum.

Lá chegando ela não queria descer do colo de forma alguma. Estranhou tudo, ficou calada o tempo todo. Conversamos com a assistente e basicamente sobre como ela havia passado o dia anterior e sobre nosso sentimento de não querer ficar longe dela. A mulher então perguntou: Tamires, você quer ficar com a mamãe e o papai ou quer voltar pra sua outra casa? Ela foi muito rápida e disse séria: ficar aqui.

A mulher sorriu e pediu que esperássemos que falaria com a Juíza. Uma meia hora depois voltou e perguntou: qual será o nome definitivo dela? Arregalamos os olhos um pro outro, não havíamos conversado sobre isso ainda. Mas de bate pronto eu disse: Tamires Bartis Barros. Então Age me puxou pelo braço e disse: querida, gostaria que tivesse Garcia também. Eu sorri e então ele disse para mulher: Tamires Garcia de Bartis Barros e ela tomou nota e saiu da sala.

Mais 30 minutos, e uma Tamires quase impossível de controlar, a mulher voltou com dois documentos. Um com a solicitação formal de adoção com nossos dados e o novo nome da Tamires. Esse nós assinamos e devolvemos para ela que carimbou e levou pro cartório do fórum. O outro era o termo de Guarda por Tempo Indeterminado. Ela nos orientou que esse documento nos permitiria ficar com nossa filha até sair a nova certidão de nascimento com nossos nomes. Eu deveria apresentar esse documento na empresa e no INSS para tirar licença maternidade remunerada e também no plano de saúde para que nossa filha fosse incluída.

Ouvimos tudo muito atentos e saímos do fórum de mãos dadas com nossa filha. Agora em definitivo!

Nosso caso foi bem especial. Não conhecemos outras pessoas que conseguiram ficar com a criança em definitivo com tanta rapidez. Sem precisar ir e voltar várias vezes ao abrigo. Acho que o espírito de natal realmente faz milagres, pra nossa sorte!

5 comentários sobre “O Espírito de Natal

  1. Primeira noite da familia. que lindo! Eu não sabia que vc tem direito a licença maternidade! que INCRIVEL! Como foi o dia? ela ficou numa boa? voce fez algum acompanhamento psicologico para VOCE? eu tenho pesquisado e muitas pessoas tem dito que eu deveria começar a fazer terapia e me preparar para adoçao. oque vc acha?
    mais mais mais! 🙂

    • Oi Rafa,
      Ela ficou bem tranquila. Parecia estar se divertindo com dois adultos as voltas para aprender a lidar com ela. Passou os primeiros dias brincando como qualquer criança da idade dela. Nós não fizemos acompanhamento psicologico. Eu nunca fiz. Mas acredito que possa ser muito válido nesse momento. No nosso caso, acredito que em algum momento no futuro devemos buscar orientação sobre como lidar com as perguntas que ela deve vir a fazer. Apesar de conversarmos sobre isso com ela abertamente. Vou te contar mais pra frente em um novo post.
      Obrigada pelo carinho e estou ansiosa para acompanhar sua história =)

  2. Cris, a Bia chegou para agente com 8 meses, menos de 45 dias depois de sermos incluídos na fila. No dia que fomos ao fórum,ver o prontuário, já fomos para o abrigo e de lá já saímos com ela para o fórum pegar os papéis. A própria Dra. Dora surpreendeu-se com a rapidez, e como sempre nos recebeu com muito carinho. De lá fomos para o shopping comprar…
    Tudo!

Deixe um comentário

