Cadê o dinheiro que tava aqui?

Seu inofensivo e fofinho filho devorou.

A chegada de um filho sempre significa um rombo na conta bancária. Mas no caso da adoção é tipo uma bomba atômica. É tudo de uma vez só. Sem chance do chá de bebê que os camaradas ajudam, sem chance de comprar tudo em Miami no início da gravidez ou mesmo no Brasil, ao longo de nove meses. Não, é tudo ali na hora.

A Tamires, graças aos nossos maravilhosos amigos, ganhou muita coisa, mas ainda sim é preciso comprar de tudo. Lembra quando você vai morar sozinho pela primeira vez e só então se dá conta que a casa nova não vem com coisas básicas como lâmpadas, chuveiro e filtro de água? É bem assim com o filho.  Pijama, toalha, calcinhas e meias, roupa de cama, travesseiro, chinelo e mais um monte de coisas surgem como item de primeira necessidade de um dia pro outro e de pouquinho em pouquinho você gasta um monte.

Sugiro, claro, fazer uma boa reserva de grana e também uma lista de compras. Eu fiz uma. Mas todo dia chegava em casa e tinha ainda alguma coisa faltando. Acho que foi assim durante todo o primeiro mês.

Fora isso sugiro um cuidado especial, cuidado com o “novo mundo infantil”. Um novo universo vai abrir na sua frente. Alargadores de retrovisor central para ver o bebê dentro do carro, limpadores de língua, termômetro de comida, cadeirinhas suspensas de prender na mesa de jantar, chupetas fashion e mais uma quantidade inimaginável de “gadgets” infantis vão, não só te levar a falência, como fazê-lo se questionar como seus pais te criaram sem tudo isso.

Claro, compre o que quiser, o que te fizer se sentir bem e mais seguro pra cuidar do seu filho. Mas lembre-se que ele não tinha nada disso. Muito pelo contrário, faltavam coisas muito básicas para ele e ainda sim ele sobreviveu. Tá ali firme e forte recomeçando a vida ao seu lado. Então cuidado pra não assustá-lo com um grande volume de informação. Até você mesmo é novo pra ele, imagina essa tralha toda.

Lembro de duas coisas em especial que a Tamires se apegou logo que chegou. Mesmo com vários brinquedos legais que ganhou, a Maria, sua simples boneca de pano de dez reais, comprada logo no primeiro dia em que chegou, continua até hoje sendo sua preferida. Fora isso, ela ama escova de dente temática.

O mais doce das crianças é o quão simples elas são de agradar.

Tento manter essa regra até hoje. Ela não tem coisas demais, assim como eu e o pai. Roupas, sapatos e tudo mais na medida certa para usar. No dia das crianças ao invés de ganhar brinquedo ensinei ela a separar os que não brincava mais para dar para uma criança que não tinha nenhum. Ela adorou a brincadeira e escolheu os brinquedos para se desfazer sem muitos problemas. É todo um esforço pra criar uma pessoa o menos consumista possível num mundo que é puro consumo.

E tudo que ela tem eu cuido com muito carinho para preservar e poder passar para minha pequena sobrinha que nasceu a pouco. Minha família tem essa tradição, as roupas são passadas de geração em geração. Eu mesma tenho um vestido que usei quando tinha seis meses de idade. Minha mãe guardou e me deu de presente quando me casei para usar na minha filha. Mas a Tata já chegou sem caber nele. O lindo vestidinho amarelo continua guardado com todo amor, esperando a filha da Tamires =)

Anúncios

Um comentário sobre “Cadê o dinheiro que tava aqui?

  1. Rindo aos tubos. A Bia chegou de maneira totalmente inesperada, afinal foram só 52 dias de fila.
    Então tudo o que se compra em 9 meses em Miami ou mesmo em Sampa aproveitando-se as liquidações de mudança de estação, compramos numa sexta a noite e num sábado de manhã. Também fomos premiados com muitos presentes, em especial da madrinha dela, que tem uma filha (nossa afilhada 2 anos mais velha) e cujo tamanho das roupas cicla certinho com a estação do ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s